rss feed

Lei de Ana Lúcia que institui Ano Cultural Clemilda é sancionada

Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Projetos

O Governador do Estado de Sergipe em exercício, Belivaldo Chagas, sancionou a lei 8.021, de iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia (PT), que institui 2016 como o Ano Cultural Clemilda Ferreira da Silva em todo território sergipano. O objetivo da lei é homenagear a cantora alagoana, que adotou o estado de Sergipe como sua casa, além de divulgar as obras da artista que por onde passava, exaltava a cultura sergipana.

 

De acordo com a lei, poderão ser produzidas ações comemorativas e culturais que promovam a vida e a obra de Clemilda. Além disso, as entidades da sociedade civil organizada que estejam envolvidas com a promoção da cultura em Sergipe podem criar comemorações e atividades culturais alusivas ao Ano Cultural Clemilda Ferreira da Silva.

 

Assim como a divulgação do nome de Clemilda, a lei visa a promoção de debates sobre as contribuições que ritmos musicais, como o forró, tiveram no processo de construção da identidade cultural do Povo de Sergipe.

 

Para Ana Lúcia a sanção dessa lei foi um importante passo em busca da afirmação cultural do povo sergipano, na medida em que reconhece a relevância de uma artista genuinamente popular e autêntica como foi Clemilda. ""Ela foi uma mulher progressista, uma artista do povo e que sempre divulgou a cultura popular brasileira, sobretudo a nordestina, onde quer que fosse. Essa lei serve para reconhecermos e propagarmos ainda mais o nome de Clemilda"" explica Ana Lúcia.