Ana Lúcia: “Recuo do Governo na venda da Deso é vitória do povo sergipano”

Escrito por Paulo Eduardo Ribeiro Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Notícias

IMG 20180228 WA0143A deputada estadual Ana Lúcia utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa de Sergipe, na manhã dessa terça-feira, 27, para parabenizar a mobilização dos trabalhadores que impediu a privatização da Deso. Após diversas campanhas do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Purificação e Distribuição de Água e Serviços de Esgotos do Estado de Sergipe (Sindisan) em defesa da empresa enquanto patrimônio do povo sergipano, o governador recuou e rescindiu o contrato do Governo do Estado com o BNDES para estudos de viabilidade técnica e econômica visando uma possível privatização da Companhia de Saneamento de Sergipe.

"Foram dois anos de muita luta em defesa da Deso como patrimônio do povo sergipano. Nesse momento vitorioso, é necessário ressaltar o papel do Sindisan e da CUT na organização dos trabalhadores durante todo esse processo. Foi um período de muitas incertezas para os trabalhadores da Deso e da Cohidro, porém toda essa mobilização possibilitou um bom diálogo com a sociedade que entendeu o papel estratégico da Deso enquanto empresa pública e fez com que o governo recuasse da sua intenção que era a de vender esse patrimônio dos sergipanos", destacou Ana Lúcia.

A deputada ainda propôs aos seus colegas parlamentares que fosse elaborado, de forma conjunta, um projeto de lei que garanta que qualquer processo de privatização de órgãos estaduais passem, obrigatoriamente, por um referendo da população. "Espero que a partir de amanhã nós iniciemos os diálogos com os demais colegas deputados para a construção coletiva desse Projeto de Lei, para que dessa forma a Assembleia atenda os anseios da população, pois o governo recuou agora, mas nada impede que essa ideia da privatização volte em 2019 ou depois", ressaltou Ana Lúcia.

Maior audiência pública da história da Alese

A defesa que a deputada Ana Lúcia faz da Deso enquanto empresa pública já é de conhecimento público. Além de participar das campanhas lideradas pelo Sindisan e pela CUT-SE, em fevereiro de 2017, o seu mandato realizou, em parceria com o mandato do vereador de Aracaju, Iran Barbosa (PT), a maior audiência pública da história da Assembleia Legislativa de Sergipe. Na ocasião, centenas de trabalhadoras e trabalhadores da Deso, da Cohidro e de várias outras categorias lotaram as dependências da Casa Legislativa. Quem não conseguiu entrar pôde acompanhar o evento através de um telão na praça Fausto Cardoso. A histórica audiência pública tratou sobre o direito humano universal de acesso à água e a defesa da Companhia de Saneamento de Sergipe como patrimônio público do povo sergipano.