Ana Lúcia participa do 1o. Festival da Mangaba em Indiaroba

Escrito por Débora Melo Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Notícias

A deputada estadual Ana Lula foi até o município de Indiaroba para prestigiar o Festival da Mangaba, realizado pela Associação das Catadoras de Mangaba de Indiaroba neste sábado, 30.

A programação incluiu palestras, passeio de barco, diversas apresentações de grupos de cultura popular a exemplo do samba de coco, quadrilha, reisado, lambe sujo e caboclinhos. A atividade contou ainda com uma feira de artesanato e produtos sustentáveis e as delícias produzidas pelas catadoras de mangaba de todo o estado.

Além de dar visibilidade ao trabalho das catadoras de mangaba, o evento teve o objetivo de estimular o turismo de base comunitária e a economia local, além de valorizar as potencialidades culturais e turísticas da região Sul de Sergipe.

Durante o encontro, a coordenadora do Movimento das Catadoras de Mangaba do Estado de Sergipe, Alicia Morais, agradeceu o trabalho desenvolvido pela deputada estadual Ana Lúcia em defesa desta comunidade tradicional.

Enquanto secretária de Estado da Inclisão Social, Ana Lúcia apoiou o movimento, realizando diversas ações, a exemplo de oficinas de beneficiamento da mangaba, que potencializaram a produção e a profissionalização do trabalho desenvolvido pelas catadoras.

Como deputada estadual, Ana Lúcia é autora da lei estadual 7.082/2010 que reconhece as Catadoras de Mangaba como grupo culturalmente diferenciado, que devem ser protegidas segundo as suas formas próprias de organização social, seus territórios e recursos naturais, indispensáveis para a garantia de sua reprodução física, cultural, social, religiosa e econômica.