Seminário Rosa Vermelha Luxemburgo é realizado pelo mandato democrático e popular da deputada Ana Lula

Escrito por Paulo Eduardo Ribeiro Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Notícias

WhatsApp Image 2019 01 17 at 17.33.23A noite da última quarta-feira, 16, foi de homenagens e despedidas na Escola do Legislativo, centro de Aracaju. Após 16 anos realizando seminários e exposições que ajudaram a preservar a memória de grandes personalidades da nossa História, o mandato democrático e popular da professora e deputada estadual Ana Lula (PT) realizou o seminário “Rosa Vermelha Luxemburgo” no centenário do assassinato da emblemática líder revolucionária.

Lotado com militantes sociais, sindicalistas e partidários de esquerda, o seminário foi iniciado com a execução da Internacional Socialista que foi cantada com entusiasmo por todos os presentes. Em seguida, a deputada Ana Lula agradeceu a diversos companheiros e companheiras que, ao longo de sua trajetória, contribuíram com sua formação militante, com as lutas travadas por ela e com a sua atuação parlamentar, em especial sua assessoria. A professora Alexandrina Luz respondeu com uma homenagem a Ana Lúcia, emocionando a todos.

WhatsApp Image 2019 01 17 at 17.33.23 3O primeiro palestrante da noite foi o historiador, Doutor em Economia Política pela USP e professor da UFABC, Valter Pomar, que de forma bem didática, remontou em sua palestra a história de Rosa Luxemburgo, sempre destacando o contexto social e histórico em que ela viveu, militou e revolucionou. “Ela foi uma militante orgânica de 3 partidos, com importantes contribuições ao Partido Social-Democrata Alemão, da Social-Democracia do Reino da Polônia e da Lituânia e do Partido Operário Social-Democrata Russo”, ressaltou.

A Doutora em Geografia Humana pela USP e professora aposentada da UFS, Alexandrina Luz, segunda palestrante da noite, destacou que Rosa Luxemburgo ampliou a capacidade de atuação dos militantes revolucionários, comprometidos com o socialismo e a mudança do mundo. “Ela me ensinou desde cedo, no início da minha militância, que sem formação política não há revolução”.

Exposições

O mandato democrático e popular da deputada Ana Lúcia já elaborou diversas exposições ao longo de seus 16 anos de atuação parlamentar. Já foram homenageadas figuras como Paulo Freire, Clemilda, Ofenísia Freire, Gerson Filho, Jorge Amado, dentre outros grandes nomes. "São banners educativos que podem ser solicitados para serem expostos em escolas e espaços públicos. O objetivo é que as exposições circulem como forma de proporcionar à população sergipana, em especial aos estudantes e professores da nossa escola pública, a oportunidade de conhecer a memória e as contribuições deixadas por grandes intelectuais, educadores, artistas e outras figuras e acontecimentos históricos que servem para que a gente compreenda quem somos e que com a ajuda dessas reflexões possamos contribuir com a transformação da nossa sociedade.