Convênio com o SENAC preparou 4.460 pessoas

Ligado TPL_WARP_PUBLISH . Publicado em Notícias

Capacitar e preparar para o mercado de trabalho, de uma só vez, 4.640 pessoas em Sergipe. O que seria uma idéia improvável há algum tempo atrás, hoje é uma realidade graças ao convênio firmado entre a Secretaria da Inclusão e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

 

A solenidade de assinatura do convênio aconteceu na semana passada no auditório do Palácio de Despachos, com a presença do governador Marcelo Deda, do deputado federal Iran Barbosa e de diversas autoridades.

 

Este é o segundo convênio que a Inclusão assina com o Senac. A primeira experiência aconteceu no ano passado, quando Ana Lúcia proporcionou a capacitação nos cursos de garçom, camareira, cabeleireiro e manicure. Contando com um investimento de R$ 966.440,00, este segundo convênio terá seu leque ampliado para 19 cursos, distribuídos entre 232 turmas, o que irá totalizar 4640 alunos capacitados até o final deste ano.

 

“O convênio foi um ato de inteligência muito grande da secretária Ana Lúcia, pois, são cursos voltados para a geração de renda e o Senac vai colocar toda sua experiência e toda a sua infra-estrutura nos diversos cursos que nós firmamos. É o maior convênio que o Governo assina com as entidades de formação profissional e no dia 31 de dezembro nós estaremos prestando contas para a sociedade e mostrando todo o êxito do trabalho”, destacou o diretor regional do Senac, Minervino Dória.

 

Os cursos ofertados serão os de costureira, cuidador de criança, limpeza, bolos e tortas, doces e salgados, instalador elétrico residencial, artesanato em peti, biscoitos caseiros, cabeleireiro, manicure, pintura em tecido, biscuit, ovos de páscoa, química capilar, camareira, garçom, coquetéis e drinks, pães caseiros, técnico em vendas.

 

A secretária Ana Lucia destacou que a prioridade para a inscrição nesses cursos será dada às comunidades de baixa renda. “Esse convênio busca a profissionalização dos homens, mulheres e jovens que se encontram em situação de risco social. Grande parte dessas famílias já são beneficiadas pelo Programa Bolsa Família e o Governo do Estado, em sua meta da inclusão pela renda e da inclusão pelo direito, está dando um dos grandes passos na manhã de hoje ao firmar esse convênio com o Senac”, ressaltou Ana Lucia.

 

Inclusão Social - “Serão preparadas 4.640 pessoas para o mercado de trabalho de Sergipe, a um custo de R$ 216,00 por pessoa. Esse é um grande marco do Governo e esperamos que outros governos sigam esse exemplo”, destacou o presidente da Federação do Comércio, Hugo Lima França.

 

Ainda segundo Marcelo Déda, os convênios para beneficiar a população não param por ai. “Em breve, nós estaremos firmando através da Secretaria da Inclusão, um convênio com o Sesi na área do Cozinha Brasil, e outros irão surgir. Nós estamos trabalhando para aproximar a educação formal com a educação profissionalizante”, concluiu ele.